Como fazer um Empadão Espetacular com recheio super cremoso!!

WP_20150906_12_36_11_Pro WP_20150906_12_06_13_ProWP_20150906_12_27_19_Pro

Massa básica
600 g de farinha de trigo – 1 colher (chá) de sal – 150 g de manteiga sem sal gelada e picada – 150 g de banha de porco ou gordura vegetal hidrogenada picada – 2 ovos grandes ligeiramente batidos (água gelada, iogurte ou creme de leite)
Coloque o trigo, sal, margarina e a banha. Faça uma farofa com as mãos. Coloque os ovos, aos poucos, e amasse até formar uma massa homogênea e lisa. Embrulhe a massa e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.
Recheio de tomate seco ao creme de frango
2 dentes de alho socados – 1 cebola grande picadinha – 1/3 xícara (chá) de azeite – 3 tomates sem pele e sem sementes picadinhos – 600 g de peito de frango cozidos com temperos – 80 g de tomate seco – 1 1/2 xícara (chá) de caldo do cozimento do frango – 150 g de queijo cremoso (requeijão) – 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes/pretas picadas – 1 tablete de caldo de galinha – 1/2 xícara (chá) de salsinha verde picadinha – Molho de pimenta (Q.B.) – Temperos de sua preferência (Q.B.) – Farinha de trigo (Q.B.)
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, alho, frango, tomate, caldo de frango, tablete, azeitonas, tomate seco e deixe ferver. Coloque o queijo cremoso e a salsinha e mexa e ferva. Coloque o trigo, mexa até desgrudar da panela. Deixe esfriar para usar.

DICAS

Usar as gorduras geladas.
No lugar do ovo, pode usar creme de leite, iogurte ou água.
Na massa básica, se necessário pingar um pouco de água.
As massas devem estar macias, e não podem estar quebrando ao sovar.
Nos recheios se não encontrar o tomate pelado, usar de preferência tomate, e não molho.
Recheios devem estar gelados para colocar na massa.
No recheio de palmito se quiser depois do cozimento, e resfriamento, pode adicionar requeijão cremoso (bisnaga).
Para pincelar a massa usar: 1 gema, 1 colher (café) de água, e 1 colher (café) de azeite.
Toda massa deve descansar pelo menos 30 minutos. Antes de ir para o forno, também deve descansar por mais 30 minutos na geladeira.
Temperatura do forno 180ºC. Tempo médio de forno 35 minutos.
A massa pode ser congelada assada ou crua, ambas em aberto.
Não engrossar os recheios com farinha de mandioca.
Massas tem a durabilidade de 3 meses congeladas. Recheios tem durabilidade de 3 a 4 dias na geladeira.
Se usar margarina tem que ser a com 80% de lipídeos, margarina para uso culinário.
Pode fazer uma mescla das gorduras. Com isso altera a textura das massas.
Massa que só vai manteiga ficam mais crocantes e não esfarelam. Massa com banha esfarela, e exige um cuidado maior para transporte. Massa que leva gordura vegetal fica entre os dois crocante e esfarelando.
Pode fazer a mescla de gorduras, lembrando que: massas que tem mais manteiga são mais crocantes, massas com menos manteiga, esfarelam.
Peneirar todos os secos.
O requeijão tem que ser o de bisnaga.
A salsinha deve ser colocada antes da farinha. Não colocar para cozinhar muito com os outros ingredientes.
A farinha para engrossar, tem que ser colocada quando o liquido estiver fervendo.
Sal nos recheios colocar somente se necessário.
As massas podem ser usadas para fazer pastel de forno.
Quanto ao uso de guaraná na massa, usa quem quer, mas não é ele que vai deixar a massa melhor, e sim a quantidade de gordura.
As massas poder ser feitas na mão ou processador. Nada de usar batedeira, liquidificador…
Quando for assar colocar na parte do meio do forno.
Massa que tem dois tipos de farinha mistura-las bem primeiro. Não usar farinhas com fermento.
No recheio de calabresa vai pimentão, eu sapequei (colocar o pimentão direto na boca do fogão e deixar que queime a pele, bem preto mesmo; retire do fogo e tampe com um vidro, depois passa a faca para retirar a pele, lave, e retire o branquinho de dentro) o pimentão para retirar a pele.

OUTROS RECHEIOS:

Creme de palmito
1/3 xícara (chá) de azeite ou óleo – 2 dentes de alho socado – 1 cebola grande picada – 1 tomate maduro sem pele e sem semente picadinho – 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas – 250 ml de leite – 100 ml de água filtrada – 2 vidros grandes de palmitos picados (600 g) – 1 tablete de caldo de legumes – 3 colheres (sopa) de salsinha verde picadinha – 2/3 xícara (chá) de farinha de trigo – Sal (Q.B.) – Molho de pimenta (Q.B.) – Temperos de sua preferência (Q.B.)
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, alho, palmito, tomate, azeitona, água e o leite. Tempere a gosto. Deixe ferver, coloque o trigo e cozinhe até desgrudar, coloque a salsinha. Deixe esfriar para usar.
* pode colocar um pouco de requeijão cremoso no recheio

Recheio de cebola e batatas
2 cebolas bem grandes fatiadas – 3 batatas raladas cruas – 1 lata de creme de leite – 1 colher (sopa) de manteiga – 1 pacote de creme de cebola – 100 grs de queijo prato ralado – Salsinha – farinha de trigo, se necessário
Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola e a batata. Coloque o creme de leite, molho de pimenta, creme de cebola, salsinha e tempero (se necessário). Depois de frio misture o queijo prato.

Quer ver o que eu fiz com as sobras de  massa? Clique –> AQUI,AQUI E AQUI !

GOSTOU DESSA MÁQUINA DE EMPADÃO ? CLICA NESSE LINK E TENHA A SUA:http://goo.gl/1QNT0p E SE AINDA NÃO TEM SEU PROCESSADOR,ENCONTRE-O CLICANDO AQUI:http://goo.gl/5v5Cfz

PARA O PASSO-A-PASSO DO PREPARO,ASSISTA AO VÍDEO!!

Anúncios