O primeiro iogurte,a gente nunca esquece!!

20160324_072415

Bom dia pessoal!!

Hoje vou ensinar a vocês o segredinho de como fazer  um iogurte desnatado caseiro e extrair dele o iogurte greco super saboroso e cremoso.

Vamos lá?

Bom primeiramente ,tenha uma iogurteira,que facilitará bastante o trabalho… eu tenho duas!!Amo de paixão cada uma delas.

20160322_165840-1

A FUN KITCHEN me acompanha há 3 anos,é perfeita!! Faz um iogurte super saboroso e cabe em qualquer cantinho do armário,tenha a sua também clicando aqui!

A fun kitchen LANÇOU ESSE MODELO NOVO,hoje!! Essa tem capacidade de 1 litro e meio,amei!

E essa CADENCE ,acaba de chegar aqui em casa e foi mega aprovada,tenha a sua aqui!

Está certo que não precisamos de iogurteira para preparar o iogurte em casa,mas se a temperatura do leite não estiver correta,fazendo da maneira manual,aquecendo no fogão,e se não mantiver aquecido durante todo o processo você poderá correr o risco de perder  seus ingredientes,sem falar na praticidade que elas nos oferecem!

Em seguida,escolha o tipo de ingrediente que vai utilizar:fermento lácteo ou iogurte natural comprado no supermercado…

Eu prefiro optar pelo fermento lácteo,que produz um iogurte com muito mais nutrientes e sem a menor acidez!!!

Comprei o meu kit  com 5 envelopes de fermento aqui  (Ele é um fermento lácteo probiótico e multifuncional: ideal para produzir iogurte, queijos, cream cheese, patês, molhos e cremes.),com FRETE GRÁTIS para todo o Brasil.

O Iogurte Top Therm contém todos os nutrientes oferecidos pelo leite, como proteínas, carboidratos, vitaminas, aminoácidos, cálcio, porém com menos lactose (o açúcar do leite). É resultado da fermentação da lactose existente no leite, transformando-a em ácido láctico que, por sua vez, atua sobre as proteínas do leite, modificando a sua consistência, solidificando-o, na forma que todos nós conhecemos. É um alimento  de fácil digestão, que auxilia na  absorção dos nutrientes e vitaminas dos outros alimentos.
A grande diferença do iogurte da Top Therm, são as quantidades de lactobacilos vivos  presentes no fermento lácteo Top Fit:
O lactobacillus acidophilus, que é encontrado primariamente no intestino delgado, produz a lactase, que é a enzima que digere o açúcar do leite. O bifidobacterium lactis é outra bactéria benéfica encontrada primariamente no intestino grosso. Estas bactérias produzem as vitaminas B1, B6 e B12, assim como o ácido fólico e alguns aminoácidos. Alimentar-se de iogurte ajudará a manter os níveis de bactérias benéficas no seu trato gastrointestinal.

Agora vamos à escolha do leite!!

Usei o leite desnatado ,mas acrescentei 3 colheres de sopa de leite em pó integral para dar mais cremosidade.

Vou indicar a vocês outras opções:

1 litro de leite fresco resfriado ou leite direto da caixa fechada + agente de fermentação do iogurte.

Usando leite em pó:

1 litro feito a partir do leite em pó + agente de fermentação do iogurte.

Usando leite de soja:

– 500 ml de leite + 500 ml de leite de soja + agente de fermentação do iogurte.

– 250 ml de leite + 750 ml de leite de soja + agente de fermentação do iogurte.

– 1 litro de leite de soja + agente de fermentação do iogurte.

12244

PREPARANDO O IOGURTE…

20160322_164649

Utilizando qualquer uma das iogurteiras não será necessário aquecer o leite,basta adicionar o fermento lácteo,misturar bem e colocar nos recipientes…

A única diferença é que  na iogurteira  CADENCE é colocado água no recipiente em que fica os potes de iogurte inseridos e o iogurte é feito em banho-maria.

Eu fiz da seguinte maneira:

PARA PREPARAR O IOGURTE CASEIRO NA SUA IOGURTEIRA,:

Ingredientes:
 1 litro leite desnatado (usei gelado mesmo)
 1  envelope de fermento Top Fit
 3 colheres de leite em pó Ninho.(opcional)

Misturei os ingredientes e coloquei nas iogurteiras por 10 horas.

*Pessoal eu sugiro deixar os potinhos sem a tampa durante a fermentação na iogurteira,só fechar quando forem levar para a geladeira.

Um detalhe importante… os potinhos da cadence são de 150 ml cada,então ,não caberá um litro de leite (e sim 750 ml)de uma só vez,sobrarão 250 ml,por isso utilizei a fun kitchen .Se forem fazer nos potinhos,não esqueçam desse detalhe,se utilizarem o bowl de inox,caberá 1 litro certinho!

Passadas 10 horas,vamos retirar nosso iogurte das iogurteiras…

Esses dos potinhos eu fechei e levei á geladeira…

20160323_014020

Esse outro,feito na fun kitchen eu coloquei em um saco de passar café,numa jarra e deixei dissorando a noite inteira na geladeira….

20160323_014025

Ao amanhecer,fui experimentar o iogurte com mel,ficou maravilhosoooooo!!!!!

20160323_07150720160323_071522

 

E para o preparo do greco…

 

Peguei aquele iogurte que deixei dissorando ,adicionei 2 colheres de sopa do iogurte cremoso e 2 gotas de essência de baunilha(não usei açúcar nem adoçante,mas vocês poderão adoçar se preferirem) aí bati bem com a colher mesmo e ficou deliciosamente cremoso e gostoso!

20160324_07242120160324_07242620160324_07243020160324_072452

Espero que tenham gostado da dica de hoje,beijos e até a próxima!!

 

Anúncios